quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Man is the only animal that blushes - or needs to

Célebre frase de Mark Twain! (tradução: O homem é o único animal que cora - ou precisa corar.)
O homem tem sentimentos únicos, o que não significa que isso seja necessariamente uma vantagem.
Há algum tempo, a relação de Jim Morrison e Pamela Courson despertou meu interesse, e resolvi cavar mais fundo: comecei a ler tudo o que podia e conseguia sobre os dois. E o que mais me intrigou foi o fato de todos acharem o casal o máximo. Que os dois se amavam loucamente, que o amor deles era lindo, par perfeito, alma gêmea, toda essa fantasia humana (outro sentimento único; bichos não fantasiam), algo quase obsessivo.
Tem alguma lógica toda essa excitação em torno do casal? Os dois eram extremamente infiéis um ao outro, tinham brigas catastróficas e passavam a maior parte do tempo "opening the doors of their minds", se é que vocês me entedem, num ambiente pesado de heroína, ácido, álcool e tudo mais que aparecesse pela frente.
Aquele típico relacionamento ardente, angustiante, que vai do céu ao inferno em um segundo, num olhar, ou numa lembrança. Aquele amor (?) que pode estar longe, perto, com ou sem você, que ainda te consome e nunca vai deixar de te consumir; que nunca termina, nunca se firma, nunca é para sempre.
Acho que todos nós temos/somos nosso Jim Morrison ou nossa Pamela Courson. São aqueles que nos traem, que traímos, que o amor chega até a doer embora você goste dessa dor; que acaba e recomeça tantas vezes até que não seja mais possível contar, que é seu melhor amigo mas nunca o foi realmente, que mente mas é sincero; aquele amor que pega fogo e estranhamente, por mais água que se jogue, não se apaga nunca.
Por isso somos tão atraídos por Jim e Pam: pelo que representam, por como nos fazem sentir e lembrar daquele cara ou daquela mulher. Por me fazerem perceber que tenho meu Jim e sou a Pam dele. Mesmo de um jeito extremamente incomum, acabam formando o par (im)perfeito. Ou justamente pelo oposto: por nunca ter tido o seu, por não viver a vida intensa e loucamente como eles, por ter inveja disso, ou ainda por tentar saborear um pouco do que nunca terão.
O que fazer com seu Jim e sua Pam? Talvez vocês consigam transformar-se em algo menos auto destrutivo, talvez vocês sejam a salvação um do outro, talvez vocês devam aprender a não ser. Quem sabe, aprender a esquecer? Ninguém ainda descobriu a fórmula.
Às vezes, ser o único animal que tem tal complexidade não é tão simples, mas quando você pensa em seu Jim ou sua Pam, apesar de tudo, ser o único animal que cora vale a pena.

Goddess ;)

Um comentário:

E. Portela disse...

Acho qu eo sonho de toda mulher é encontrar o seu Jim, ao menos uma vez na vida... eu ainda estou esperando o meu... hehehe

Adorei o texto! Vou colocar o link no meu blog, para facilitar minha vinda aqui ^^... Beijo e boa sorte.